noticias
As melhores dicas para gerenciar o seu estoque de carcaças de pneus

A eficiência na gestão de estoque de carcaças de pneus não apenas melhora o processo interno, mas também pode contribuir para economias de custos e uma operação mais sustentável, deixando a reformadora longe de problemas como desperdícios, perdas e poluição ambiental.

Além disso, manter o estoque adequadamente é sinal de uma empresa organizada e segura para atender prontamente às demandas dos clientes. Mas é importante também controlar os excessos que podem resultar em custos adicionais, afinal, quando se tem produtos sobrando, o empresário se vê na necessidade de dar descontos ou optar por ficar com itens obsoletos – o que também representa um tremendo prejuízo.

Quando se mantém um equilíbrio entre oferta e demanda, você consegue otimizar o fluxo de caixa da empresa, ou seja, os recursos financeiros não ficam presos em excesso de estoque e podem ser utilizados em outras áreas importantes do negócio.

Confira mais vantagens de se manter o estoque organizado

Quando a reformadora faz uma boa gestão de estoque, ela permite que as operações ocorram de forma mais eficiente, uma vez que os processos de compra, recebimento, armazenamento e distribuição melhoram, resultando em uma cadeia de suprimentos mais eficaz.

Além disso, com base em dados precisos de estoque, sua empresa consegue ter uma previsão mais precisa da demanda futura, permitindo um planejamento estratégico mais eficaz, evitando surpresas e facilitando ajustes que sejam mais proativos para a produção e marketing.

A eficiência na gestão melhora até a relação com fornecedores, e todo empresário sabe o quanto é importante manter uma comunicação eficaz nesse aspecto. Quando se tem uma gestão de estoque de carcaça de pneus bem organizada, o resultado se reflete em melhores acordos, prazos de entrega mais rápidos e relações comerciais mais sólidas.

Sem contar que uma gestão de estoque permite monitorar a qualidade dos produtos armazenados, garantindo que apenas itens em condições adequadas sejam oferecidos aos clientes.

Como fazer uma boa gestão do estoque de carcaças de pneus

O primeiro passo para que sua reformadora tenha uma boa gestão do estoque de carcaças de pneus é fazer uma classificação de acordo com o tipo, tamanho, condição e marca. Essas medidas vão facilitar a localização e identificação rápida do que está disponível em estoque.

O armazenamento adequado faz toda a diferença para evitar danos e preservar a qualidade das carcaças de pneus, portanto, considere fatores como peso, tamanho e condições ambientais e realize, sempre que possível, auditorias regulares no estoque para garantir precisão nos registros e identificar quaisquer discrepâncias.

Com o avanço da tecnologia, é importante implementar o uso de um sistema de gestão de estoque eficiente para monitorar e controlar o movimento das carcaças, incluindo software para rastreamento. As ferramentas, inclusive, podem ser utilizadas para registrar todas as entradas e saídas dos produtos, bem como são muito úteis para processos de identificação, portanto, considere o uso de tecnologias para este fim, como código de barras, por exemplo.

Além disso, é importante estabelecer políticas para o descarte responsável das carcaças de pneus não utilizáveis, de acordo com regulamentações ambientais e de segurança, afinal, não são todas que podem ser comercializadas e, para tanto, existem formas de avaliá-las para saber seu valor de mercado.

Geralmente a carcaça é inviável para venda quando, por motivos técnicos, o pneu foi consumido de uma forma em que todo material que poderia ser reutilizado foi perdido – sofreu um desgaste acintoso, ou seja, quando é possível ver a cinta de aço dos arames da moldura do pneu.

Diferentemente da carcaça que se destacou por igual, ou até mesmo a que não teve seu material consumido igualmente, mas ainda assim é um produto rentável, uma vez que sua banda de rodagem não foi gasta o bastante para que a cinta de aço ficasse visível, tornando um item apropriado para venda ou reaproveitamento.

Quer mais dicas de gestão de estoque?

Se tem um lugar para ficar por dentro de muitas dicas de gestão de estoque, conhecer as tecnologias e inovações disponíveis no mercado, esse lugar é a Pneushow, que é – desde 1996, a principal feira de negócios do setor de reforma de pneus.

Durante o evento você estará em contato com especialistas, fornecedores, concorrentes e clientes do setor. Esses eventos proporcionam um ambiente preparado para troca de conhecimentos, experiências e networking.

Palestras, workshops e exposições apresentam as últimas novidades e tendências da indústria de pneus, com isso, o participante se atualiza sobre o que há de mais relevante no mercado, além de ficar por dentro de produtos, máquinas, soluções e inovações que contribuem com todas as etapas da vida útil de um pneu, passando por fabricantes, revendedores, reformadores e transportadores.

A cada dois anos, esse amplo conglomerado se une para transformar, evoluir e colaborar com o futuro de uma sociedade mais sustentável por meio da tecnologia sob rodas.

A Pneushow acontece entre os dias 26 e 28 de junho de 2024, das 10h às 20h, na Expo Center Norte, em São Paulo.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre a indústria de artefatos de borracha, pneus e negócios.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.