PROTOCOLO DE SEGURANÇA SANITÁRIA. Conheça as medidas da Francal Feiras para a retomada do setor.

Produção Integrada da borracha natural permite obtenção do selo Brasil Certificado

Desde junho do ano passado está em vigor a Instrução Normativa nº 6 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que definiu as normas técnicas para a produção integrada da borracha natural no Brasil. A adesão ao sistema é voluntária e o produtor que seguir as normas técnicas passa por avaliação para obter o selo “Brasil Certificado”, concedido por uma entidade credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).   

A explicação foi dada pelo Pesquisador da Embrapa Cerrados, Marcelo Fidelis, durante palestra na “Produção integrada de borracha natural – A certificação como oportunidade de agregação de valor“, que fez parte do 10º Encontro Nacional da Borracha Natural, realizado durante a EXPOBOR e a PNEUSHOW. 

Fidelis lembrou que “a produção integrada tem como estrutura básica boas práticas agrícolas para a adequação dos processos produtivos e obtenção de produtos vegetais e de origem vegetal de qualidade”. “Esse sistema favorece o uso de recursos naturais, garantindo uma produção agrícola sustentável, economicamente viável e socialmente justa, além de permitir a rastreabilidade do produto”, disse. 

De acordo com o pesquisador, as perspectivas da Embrapa para os próximos dois anos são desencadear os primeiros processos de certificação de produtores de borracha natural, apresentar os produtos certificados ao mercado e estender a norma para usinas de beneficiamento. 

Além da questão ambiental envolvida, Fidelis destacou que, a adesão do heveicultor à produção integrada será um diferencial que permitirá maior competitividade internacionalmente. “Aderir ao sistema agrega mais valor à borracha natural brasileira, pois permite ao produtor comprovar que o produto veio de uma cadeia produtiva sustentável e de boas práticas”. 

TAGS

Expobor, Pneushow
Lançamento
2022

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.