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8 dicas sobre aquaplanagem

Especialistas do CESVI Brasil falam da importância dos pneus em bom estado em situações de aquaplanagem.

 

Os especialistas do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil) apontam as recomendações que os condutores devem seguir em relação a aquaplanagem, situação em piso molhado em que o veículo perde o atrito das rodas com o solo.

  1. A aquaplanagem ocorre basicamente pelas poças na via, que podem criar uma fina camada de água sobre a pista. Se o motorista abusar da velocidade, os pneus perdem o atrito com o solo e o veículo pode vir a escorregar sobre a superfície coberta de água. As rodas podem vir a travar, e a consequência é que o motorista perde o controle do automóvel e não consegue frear.
  2. Nas estradas e em vias urbanas, em dias de chuva, é aconselhável reduzir a velocidade. Quanto maior a velocidade, menor o tempo que a água tem para ser drenada pelos sulcos dos pneus, o que favorece a ocorrência da aquaplanagem.
  3. Se o veículo contar com freios ABS, que não deixam as rodas travarem com a frenagem, eles podem ser acionados até que o carro recupere a aderência ao asfalto, possibilitando o controle sobre o veículo.
  4. Durante a condução do veículo nessas condições, mantenha distância do veículo que vai à frente, observando o rastro dos pneus deixado por esse veículo. Se o rastro se fechar rapidamente, é sinal de muita água na pista.
  5. Os sistemas de controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de freios ABS não são substitutos para a condução cautelosa e a boa manutenção dos pneus.
  6. Rode com pneus em boas condições e com a calibragem correta. Pneus com pressão inferior à indicada pela montadora (murchos) podem curvar para dentro, o que deixa o centro deles mais alto e impede o correto escoamento da água.
  7. Uma das funções do design do pneu é justamente drenar a água do piso por onde o veículo trafega. Conforme o pneu é utilizado, esses sulcos vão diminuindo e a capacidade de drenar a água também. Caso o pneu esteja desgastado acima do limite indicado pelo fabricante, a capacidade de drenagem será menor, aumentando o risco do veículo aquaplanar.
  8. O limite indicado pode ser conferido pelo TWI (Tread Wear Indicator), um indicador de desgaste que pode ser avaliado a partir de relevos ressaltados no pneu. Quando os relevos se alinham com o restante da banda de rodagem, significa que é hora de trocar o pneu.

 

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Fonte: Primeira Página com informações do site Autoo.

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