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Estepe está com os dias contados

Estepe está com os dias contados

O pneu run-flat, recém-laçado pela Ford no EcoSport, possui lateral mais reforçada que serve de apoio à roda quando o pneu está sem ar.

 

O fim está próximo. Não, não o fim do mundo – bem, talvez até sim, mas não é do que estamos falando. Referimo-nos ao fim do estepe, que está com os dias contados.

Vide o mais recente lançamento da Ford, com pneus run-flat. Eles funcionam assim: possuem laterais mais reforçadas que servem de apoios às rodas quando os pneus estão sem ar, além de terem talões mais reforçados que impedem o destalonamento do aro nessa condição e compostos mais resistentes ao calor.

Assim, é possível que um veículo rode por até 80 quilômetros a 80 km/h com pneu furado, sem necessidade de troca do pneu e sem o risco de avarias à roda ou à suspensão. Ou seja, mais segurança para o condutor que terá tempo hábil para levar o carro até a manutenção.

Há ainda o pneu de emergência, que tem índice de velocidade menor. O motorista não pode ultrapassar o limite de velocidade de 80 km/h. Caso ele ultrapasse, o pneu pode estourar e provocar um acidente grave. Além disso, ele pode causar perda de estabilidade e de dirigibilidade, além de desconforto.

Ele só deve ser usado na substituição do pneu original quando este foi avariado e somente até se conseguir levar o veículo até uma oficina onde o mesmo possa ser reparado ou trocado conforme a extensão da avaria.

Existe também o famoso “macarrão”, que só deve ser usado de forma emergencial quando não há disponibilidade de uma oficina de reparo mais bem aparelhada e deve ser trocado assim que possível. Esse tipo de conserto é feito sem desmontar a roda do aro, o que impede a verificação da extensão da avaria e de uma limpeza interna.

Basicamente há quatro tecnologias em uso: compact spares (temporários, projetados especificamente para essa função), kits (selante líquido e compressor), pneus seal (dotados de uma camada de selante viscoso em sua camada interna que sela perfurações) e run-flat (com reforço de borracha em suas laterais).

 

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Fonte: Primeira Página, com informações do site Carpress.

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