Volume de negócios e parcerias são destaques na EXPOBOR e PNEUSHOW 2022

Empresas presentes se disseram impressionadas com a frequência e a qualidade do público. Elas aumentaram as expectativas de vendas para o segundo semestre e já se preparam para a próxima edição do evento

São Paulo, julho de 2022 – Encerradas no dia 24 de junho, a EXPOBOR – Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha e a PNEUSHOW – Feira Internacional da Indústria de Pneus conciliaram, à perfeição, conhecimento, negócios e networking. Os números falam por si: em três dias, foram quase 70 palestras e painéis, 145 marcas expositoras e 8,6 mil visitantes – dos quais, 23% estiveram no evento pela primeira vez. O público, além de recorde, foi diversificado, com representantes de todos os estados brasileiros e crescimento de 13% dos visitantes internacionais.

A EXPOBOR e a PNEUSHOW são, desde 1996, as principais feiras do setor. Elas abrangem produtos, máquinas, soluções e inovações para a transformação e produção de artefatos de borracha nos mais variados segmentos industriais, como automobilístico, eletrônica, petróleo e gás, siderurgia, calçados, entre outros. Nesta edição, chamou atenção o crescimento do público e, por consequência, da geração de negócios.

“Foram quatro anos sem o evento, pois ele não pode ser realizado em 2020 e 2021. Todos se mostraram muito felizes com essa oportunidade de reencontro e o comentário geral, entre os expositores, é que esta edição foi especialmente boa em termos de negócios”, afirma Fernando Ruas, Diretor de Negócios da Francal, organizadora da EXPOBOR e da PNEUSHOW. “As empresas apostam em um segundo semestre alavancado, acelerado, com base, inclusive, no que sentiram no evento. O balanço é extremamente positivo”.

Quanto à plataforma de conteúdo – constituída pelo 19° Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, 10° Encontro Nacional da Borracha Natural, Reforma de Pneus em Foco, Senai Escola Móvel, Reforma de Pneus em Foco e Seminário de Marketing, Vendas e Sustentabilidade –, dois temas centrais conduziram a maioria das conversas e discussões: Indústria 4.0 e ESG (acrônimo, em inglês, que compreende temas ambientais, sociais e de governança).

Não é à toa que esses dois temas se viram interligados durante o evento. Enquanto a Indústria 4.0 tem como prioridades a implementação de tecnologias de automação – o fazer mais com menos -, o ESG foca na redução dos desperdícios, na otimização dos recursos e nas ações que beneficiem não só a empresa como também toda a sociedade. Nesse sentido, a economia circular, que consiste no aumento da vida útil dos produtos e na utilização de resíduos como matérias prima, ficou sob o holofote.

“A cadeia da borracha não tem como fugir do ESG. Ela, afinal, começa no campo, na árvore, gera milhares de empregos e é utilizada por inúmeras indústrias”, diz Ruas. “Já o pneu, e mais especificamente a sua reforma, está intrinsecamente ligado à sustentabilidade. Ajuda, afinal, a resolver um grande problema que é o descarte incorreto de um material cuja decomposição natural requer centenas de anos”.

Vale lembrar que, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha (Abiarb), o setor contabilizava 1.885 empresas ativas até 2019 e encerrou 2021 com 43.838 empregos diretos, além de uma produção industrial de R$ 9,15 bilhões. Já o setor de reforma de pneus, segundo a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR) e a Associação dos Reformadores de Pneus do Estado de São Paulo (Aresp), contava até 2019 com 1.697 empresas, encerrou 2021 com 16.128 empregos diretos e uma produção industrial de R$ 1,78 bilhão.

A próxima edição da EXPOBOR e PNEUSHOW já tem data para ocorrer: será entre os dias 26 e 28 de junho, também no Expo Center Norte, em São Paulo.

Balanço positivo, avaliação unânime

A presença de visitantes qualificados e em um volume superior ao esperado agradou os expositores – que já se mostraram animados para a próxima edição do evento, a ser realizada em 2024. Os negócios iniciados e fechados se somaram à felicidade do reencontro, tendo em vista o distanciamento social vivenciado nos últimos anos.

Para a Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), a feira foi mais movimentada que as edições anteriores. “Tivemos muita gente circulando pelo pavilhão. E, o mais importante, recebemos visitantes que vieram para fazer negócio”, afirma o presidente da ABTB,  Paulo Garbelotto. “Além disso, tivemos o Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, que apresentou um material alinhado com o futuro da sustentabilidade, e o 10º Encontro Nacional da Borracha Natural, que reuniu produtores para debater a necessidade de autossuficiência da borracha no país”.

A Birla se disse surpreendida. “Recebemos muita gente. Muito acima da expectativa. Além de falarmos com clientes de pneumáticos que já conhecíamos, também fizemos outros contatos que irão gerar bons negócios no futuro”, diz Nathalia Alves, da área de vendas. A Cabot teve o mesmo sentimento: “Já no primeiro dia, nosso estande recebeu um número expressivo de visitantes. Conversamos com empresas que não tínhamos conhecimento que atuavam no nosso segmento alvo, então é mais uma prova que a EXPOBOR traz resultado sim”, complementa William Lima, gerente técnico da empresa.

A Kartli esteve pela primeira vez na EXPOBOR e comemorou: “Nós fizemos várias parcerias, especialmente com empresas que não tivemos a oportunidade de entrar em contato anteriormente. Essa feira foi muito útil e produtiva, e estamos definitivamente planejando em participar novamente”, comenta Gleb Vasilev, do departamento financeiro.

A Magnum Tires, expositora da PNEUSHOW, destacou não só a qualidade da feira como também o perfil abrangente dos visitantes. “Recebemos clientes de todo o Brasil e fechamos bons negócios, além de firmar novas parcerias. Já participamos da feira há 20 anos e sempre tivemos sucesso”, aponta o diretor comercial Antônio Carlos Araújo.

Na visão da Ionstec Tecnologia, pode ser observado um grande aquecimento do segmento de produção de pneus de motos. A empresa enfatizou ainda importância de encontros presenciais. “A presença física torna as negociações mais assertivas. Realizamos novas parcerias e ganhamos muito conhecimento. Certamente voltaremos na edição de 2024”, afirma o gerente da companhia, Felippe Amorim.

Por fim, a Marangoni Tread se disse impressionada. “Tínhamos uma expectativa boa, pois estávamos acompanhando as comunicações da Francal. Superou todas as expectativas”, celebrou Lubelle Galvão, coordenadora de marketing. “Recebemos um número muito grande de clientes e prospects. Posso afirmar que foi um recorde. Também é importante destacar a organização fantástica, bem como a comunicação, que possibilitou que tivéssemos tantos clientes presentes”.

Sobre a Francal Feiras

Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.

Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.

Informações para Imprensa:

2PRÓ Comunicação

Marcela Lage | Myrian Vallone | Teresa Silva

email equipe: imprensa@francal.com.br

www.2pro.com.br

Promoção / Organização

cs@francal.com.br

+55 (11) 2226-3100

COPYRIGHT | Francal Feiras. Todos os direitos reservados.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.