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O que fazer para aumentar o mix de produtos em sua recapadora de pneus? Descubra

A busca por aumentar a rentabilidade de um negócio faz com que empresários estejam sempre pensando em estratégias e diferenciais para atrair cada vez mais clientes. Com o segmento de recapadora de pneus não é diferente. Por ser um ramo mais específico e direcionado, uma das maneiras de alcançar a lucratividade é justamente ampliar o mix de produtos.

Embora seja uma medida bastante assertiva, é importante lembrar que o sucesso na expansão da variedade de produtos requer um equilíbrio entre atender às necessidades dos clientes, monitorar a concorrência e permanecer inovador no mercado. Portanto, é importante reavaliar e ajustar sua estratégia de forma regular, tendo como base as mudanças nas tendências do mercado e nas preferências dos clientes.

Por isso é fundamental…

Investir na divulgação

De nada adianta desenvolver toda uma estratégia para ampliar o mix de produtos se não houver um trabalho de divulgação da sua recapadora de pneus, afinal, seus serviços não se vendem sozinhos.

A ação de ampliar a variedade de produtos é excelente para aumentar o volume de vendas, mas antes é preciso um trabalho de fortalecimento da marca e, nesse sentido, aproveitar todo o potencial que a internet oferece é um ótimo ponto de partida.

Ainda mais quando consideramos que as pessoas estão cada vez mais adeptas a comprar produtos e serviços de maneira online.

Escolha os produtos certos

Na hora de escolher os produtos para o seu mix, é importante ter cautela para que as novas opções não sejam concorrentes com o foco principal do seu negócio, que é a recapagem de pneus. É fundamental adicionar itens que estejam relacionados aos que você já oferece, visto que eles foram responsáveis por elevar a sua marca ao reconhecimento que ela tem hoje.

No caso da recapagem de pneus, uma boa dica é oferecer serviços de alinhamento e balanceamento, por exemplo, ou calotas e demais acessórios que possam chamar atenção do cliente quanto este visita a sua empresa. É importante ter em mente que esses novos produtos precisam estar inseridos no serviço sem onerar demais o cliente.

Pesquise o mercado, conheça seu público e analise a concorrência

Sim, ampliar o mix de produtos exige uma certa dedicação para que realmente seja uma boa estratégia, afinal, ninguém quer arcar com prejuízos, não é mesmo? Nesse sentido, é essencial fazer uma boa pesquisa de mercado para identificar as oportunidades não exploradas, além de conhecer mais sobre o seu público-alvo para entender as necessidades e preferências da atualidade.

Analisando seus principais concorrentes, verifique quais são os produtos que possuem mais saída, uma boa estratégia para identificar lacunas ou áreas onde é possível oferecer algo único.

O mais importante nesse processo todo é não deixar produtos encalhados na sua empresa, já que isso significa um enorme prejuízo logístico, visto que envolve custos com armazenamento. Sem contar que não é interessante, estrategicamente, que o seu negócio tenha um histórico de falhas.

Organização é tudo!

Como o objetivo é aumentar as opções de mercadorias, é preciso ter uma organização dos aspectos administrativos e logísticos para que as soluções, que foram pensadas no sentido de gerar mais lucro, não passem a ser focos de prejuízo.

Nesse sentido, vale a pena colocar na balança a contratação de um sistema informatizado para fazer todo o controle e integração entre os setores da sua empresa. Sem falar que é uma excelente oportunidade de tornar o atendimento mais ágil, otimizando tempo e evitando perdas de mercadorias.

Além disso, certifique-se que sua equipe de vendas está bem informada sobre os novos produtos e, se necessário, forneça treinamento para garantir que possam responder às perguntas dos clientes.

Tudo isso em um único lugar

Como deu para perceber, ampliar o mix de produtos da sua recapadora de pneus não é uma tarefa tão simples, é preciso muito estudo de mercado, boas estratégias de divulgação e, principalmente, uma ótima estrutura para que tudo não vá por água abaixo.

Além de todas essas dicas, é importante também acompanhar as tendências e inovações voltadas para o setor e, nesse sentido, comparecer à Pneushow – que é, desde 1996, a principal feira de negócios do setor de reforma de pneus, é uma excelente opção.

Durante o evento você estará em contato com especialistas, fornecedores, concorrentes e clientes do setor. Esses eventos proporcionam um ambiente preparado para troca de conhecimentos, experiências e networking.

Palestras, workshops e exposições apresentam as últimas novidades e tendências da indústria de pneus, com isso, os participantes se atualizam sobre o que há de mais relevante no mercado, além de ficarem por dentro de produtos, máquinas, soluções e inovações que contribuem com todas as etapas da vida útil de um pneu, passando por fabricantes, revendedores, reformadores e transportadores.

A cada dois anos, representantes de toda a indústria se unem para transformar, evoluir e colaborar com o futuro de uma sociedade mais sustentável por meio da tecnologia sobre rodas.

A Pneushow acontece entre os dias 26 e 28 de junho de 2024, das 10h às 20h, na Expo Center Norte, em São Paulo.

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