Notícias


Publicado em:
11
4/2019

Pneus e planeta. Saiba porque o SGPU é tão importante

Com os pneus usados do seu carro, a Valorpneu permite a economia de recursos naturais, reduz a emissão de gases nocivos e gera energia renovável.



Metatags: Pneushow, Pneu, Planeta, Valorpneu, Recursos Naturais, Gases Nocivos, Energia Renovável, SGPU, Valorpneu
Getty Images/iStockphoto.

Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados. É este o significado de SGPU, o sistema desenvolvido pela Valorpneu que, ao beneficiar o ambiente, faz bem ao planeta em que vivemos, à nossa saúde e, obviamente, à vida de cada um de nós.


Noutras palavras, o SGPU valoriza os pneus que já não servem para os nossos carros evitando que poluam o planeta, desgastem as árvores e sejam, no limite, um resíduo poluente do meio ambiente.


O Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados, SGPU está em prática desde 2003 em Portugal e foi desenvolvido em 2002 pela Valorpneu. Esta empresa sem fins lucrativos foi constituída por um grupo de fabricantes e industriais de recauchutagem de pneus e da indústria da borracha e engloba uma quantidade significativa de agentes económicos, entidades institucionais e operadores diversos, além de fluxos materiais, financeiros e de informação.


É um sistema complexo, mas, ao mesmo tempo, muito fácil de entender: Cada pneu que entra no mercado nacional paga o Ecovalor à Valorpneu. A partir daí, a única despesa que os vários agentes têm de suportar é o transporte dos pneus usados até aos centros de recepção. Com o Ecovalor, a Valorpneu financia todo o processo de valorização.


Os pneus em fim de vida são entregues pelas oficinas, estações de serviço, lojas especializadas, empresas de recauchutagem etc. em qualquer ponto da Rede de Centros de Receção da Valorpneu espalhados pelo país.


Todos os pneus são controlados e quantificados e depois encaminhados maioritariamente para as empresas de reciclagem ou de valorização energética. Estas fecham o ciclo do SGPU: os pneus são processados em granulado de borracha e seguem para o destino de reciclagem adequado: transformação em diversos produtos ou utilização como fonte de energia.


Toda a informação inerente ao SGPU é gerida on-line pela Valorpneu através de um sofisticado sistema informático que assegura a interação de todos os intervenientes. Para o tratamento dos pneus, a Valorpneu conta com uma rede de parceiros constituída sobretudo por operadores de reciclagem e de valorização energética. Em menor escala, esta rede integra também operadores que utilizam os pneus usados em obras de construção civil ou molhes marítimos, entre outros fins.


A reciclagem dos pneus começa pela separação dos seus componentes: todo o metal e têxtil é retirado e a borracha é transformada em granulado. Daqui podem resultar produtos como, por exemplo, pavimentos para parques infantis e recreios escolares ou enchimento para campos de futebol sintéticos. Com certeza já tem visto este tipo de pavimento. É que graças às suas vantagens e durabilidade, a sua aceitação pelo mercado tem sido enorme.


Talvez uma grande vantagem ambiental da valorização de pneus seja a energia que geram. Inteiros ou fragmentados, são usados pelos operadores de valorização energética como combustível alternativo para produção de energia.


O seu poder calorífico é considerado excelente, mas prepare-se para o melhor: constituem uma energia eficaz, barata e renovável que evita o consumo de combustíveis naturais não renováveis, reduz as emissões obtidas pela combustão da biomassa constituinte do pneu.


A Valorpneu opera hoje em seis instalações de valorização energética: as fábricas de cimento do Grupo Secil (Maceira, Pataias e Outão) e do Grupo Cimpor (Alhandra e Loulé) e ainda a instalação de cogeração da Recauchutagem Nortenha (Penafiel). Ganha o planeta, ganha Portugal e, claro, ganhamos todos nós.

Fonte: Primeira Página, com informações do site Observador.


Últimas notícias

Dia do Trabalho: quatro hábitos indispensáveis para a rotina de todo empreendedor

O desenvolvimento de determinados comportamentos representa uma vantagem competitiva.
Leia Mais

Pneus Bridgestone equipam caminhões e ônibus da Volvo

Fornecimento abrange a linha de semipesados e pesados da montadora.
Leia Mais

Banco Central revê previsão de crescimento para 2019

Segundo último relatório Focus, estimativa agora é de PIB 1,71% superior ao ano passado.
Leia Mais